#
  • # Pr. Getúlio Vargas, 310 - Centro
  • # (35) 3294-1010
  • # recepcao@alterosa.mg.gov.br

DIVINO ESPÍRITO SANTO - CAVACOS

História

      O Distrito Divino Espírito Santo é comumente conhecida por Cavacos. As explicações em torno dessa singularidade pautam-se no próprio cotidiano dos moradores, haja vista que são os mesmos que revigoram essa qualificação para o lugar.

      “Não se sabe ao certo,origem do nome Cavacos . mas acredita-se que em 1905, um morador por nome Tertuliano, construiu uma cabana para lavrar e serrar a madeira existente no local, destinada a fabricação de móveis, engradamento de casas, instalações rurais e outras utilidades.

      O nome ‘CAVACOS’, surgiu de um amontoado de restos das peças serradas e lavradas a machado, conhecidos como cavacos. Daí em diante os moradores da região passaram a identificar o local como ‘CAVACOS’, que servia como ponto de referência e hospedaria aos tropeiros que por ali passavam”.

Aspectos Naturais

      - Cavacos se estende por uma área de aproximadamente 90 quilômetros quadrados, situado a 12 km da sua sede Alterosa. A população atual atinge um número aproximado de 3.800 habitantes. Outros centros próximos são Conceição da Aparecida (18km), Carmo do Rio Claro (27km), Areado (24km) e Alfenas (56km).

      - A paisagem apresenta um aspecto pouco urbano, predominando os elementos naturais. A altitude média alcança aproximados 840m, sendo a topografia distribuída em 20% de área plana, 60% ondulada e 20% montanhosa; os principais acidentes geográficos são a Serra dos Araújo e a Serra da Boa Vista.

      - Segundo relatório da FUNDEC, ” predomina na região o latossolo vermelho claro, fase cerrado, solo ácido com boa estrutura física, . Tais condições acabam por viabilizar as atividades agrícolas