Alterosa, Sábado, 18 de Novembro de 2017

Prefeitura de Alterosa implanta projeto inovador com alunos do IFSULDEMINAS

Segunda-feira, 27 de Junho de 2016

A secretaria de Educação de Alterosa firmou parceria com o Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS, para a realização do PROJETO EXPEDIÇÃO, que possui sua inspiração no Projeto Rondon.

O Projeto Rondon - uma homenagem ao lendário marechal que desbravou o território nacional no início do século XX - é uma iniciativa que estimula a participação de estudantes universitários no processo de desenvolvimento sustentável e fortalecimento da cidadania em municípios isolados e com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, o projeto foi criado em 1967, como resultado de uma pesquisa sociológica desenvolvida pela Universidade do então Estado da Guanabara, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

O PROJETO EXPEDIÇÃO, em sua essência, tem o mesmo objetivo de proporcionar o diálogo entre a IFSULDEMINAS e as prefeituras da região e, principalmente, a integração social, com a participação voluntária de alunos do Instituto com as comunidades urbanas e rurais.

A reunião para a explanação das etapas, oficinas e os meios logísticos para a implantação e execução do projeto, foi realizada na sede da secretaria de Educação, em Alterosa, nessa última quarta-feira (22) e teve as presenças dos senhores Nildo Batista (Coordenador de Projetos e Eventos) e Roseley Eleontério (Diretora de Integração da Instituição com a Comunidade), representando a Reitoria do IFSULDEMINAS. Leonardo Rubin e Juliana Andrade Nunes, ambos professores que estarão na coordenação dos trabalhos. O apoio logístico será feito pelas secretarias municipais e entidades do município e contou com os seguintes representantes que estarão envolvidos. Educação, Vanda Helena Martins; Agricultura, Danilo Carlos Gomes Ferreira; Saúde, Mara A. Oliveira; Assistência Social, Lucinara Pereira e Patrícia Cabral; Comunicação, Pedro Delmonte e EMATER o extensionista Jeovane Rogério dos Santos.

Serão mais de vinte atividades propostas no Projeto dentro das seguintes categorias: Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho e Tecnologia e Produção.

O Programa terá seu início no próximo dia 10 com seu término dia 16 de julho e os locais onde serão realizadas as oficinas serão publicados no Portal www.alterosa.mg.gov.br, pelas rádios de Alterosa e por outros meios de comunicação.