Alterosa, Sábado, 18 de Novembro de 2017

Estudantes do Técnico em Enfermagem do Pólo de Rede em Alterosa realizam dia de combate ao Aedes Aegypti

Segunda-feira, 11 de Abril de 2016

No dia 08/04, os alunos do curso Técnico em Enfermagem do Pólo de Rede em Alterosa do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizaram um mutirão de Combate ao mosquito que transmite a Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. O projeto foi coordenado pela Supervisora de Estágio Enfermeira prof.ª Silvana Moreira Cândido e contou com o apoio da Secretária de Saúde de Alterosa, Mara Aparecida de Oliveira Monteiro.

Os trabalhos surgiram após o aparecimento de vários casos suspeitos e confirmações de dengue no município, principalmente no bairro do Cruzeiro com 65 notificações. Com isso, os estudantes estagiários do Pólo de Rede se reuniram para realizar ações preventivas, como distribuir informativos aos moradores, dar orientações corretas sobre o tratamento das doenças transmitidas pelo mosquito e recolher lixos em casas e terrenos baldios.

Os estudantes foram divididos em grupos e cada equipe recebeu o auxílio técnico de um Agente da Vigilância Epidemiológica. Um dos focos desse trabalho foi realizar visitação nos locais onde estão sendo observado o maior número de casos suspeitos de dengue.

Diversos panfletos informativos com informações e orientações sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti: Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Após a entrega desse material, os grupos realizaram limpezas nos quintais das casas, verificaram os objetos com potencial de proliferação do mosquito, como caixas d'água e vasos de plantas. Em algumas ocasiões, chegaram a encontrar focos do mosquito. Para a coordenadora da iniciativa, "essa guerra contra o 'Mosquito da Dengue' só será vencida com a ajuda e conscientização de toda população", concluiu Silvana.

Clique aqui para ver as fotos.