Alterosa, Sábado, 18 de Novembro de 2017

Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente conhecem São Tomé das Letras

Quarta-feira, 20 de Abril de 2016

No dia 16 de abril, os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, do Pronatec, Centro de referência de Alterosa, fizeram um passeio pela cidade de São Thomé das Letras, em Minas Gerais; que é a quarta cidade mais alta do Brasil e por isto oferece muitas opções de passeios ecológicos, montanhas e cachoeiras. Os alunos foram acompanhados dos professores Danilo, Magda, Helon e também do coordenador Marcos Celso e da Leandra, apoio técnico do curso.
São Tomé das Letras se caracteriza pelas suas pedras brancas formadas há mais de 600 milhões de anos. São todas de quartzito. Há uma grande presença de pedreiras no município, o que tem causado o assoreamento de alguns rios da região. Cachoeiras, cavernas e corredeiras também estão presentes na região. Também há uma abundância de recursos hídricos, apesar da aparência de seca, boa parte de sua vegetação. Há muitas nascentes, rios, riachos e cachoeiras.
O objetivo do passeio foi o reconhecimento da diversidade de solos, a natureza presente na cidade e como se processam as erosões na natureza. Tudo isso, por meio de uma atividade lúdica, além do intuito de se entrosarem, durante a viagem. Proporcionar o saber como uma diversão é mais eficaz, pois se torna prazerosa a vivência da aprendizagem. Assim é a dinâmica de trabalho da equipe Pronatec.
O que foi observado pelos alunos que há riscos para toda esta natureza, caso não seja bem administrado o turismo na cidade. Assim, com um passeio, foi possível fazer o encadeamento de muitas teorias, até então, aprendidas no curso. É o aprender na prática.