Alterosa, Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017

Distrito (Cavacos)

O Distrito Divino Espírito Santo é comumente conhecida por Cavacos. As explicações em torno dessa singularidade pautam-se no próprio cotidiano dos moradores, haja vista que são os mesmos que revigoram essa qualificação para o lugar.

"Não se sabe ao certo,origem do nome Cavacos . mas acredita-se que em 1905, um morador por nome Tertuliano, construiu uma cabana para lavrar e serrar a madeira existente no local, destinada a fabricação de móveis, engradamento de casas, instalações rurais e outras utilidades.

O nome ‘CAVACOS', surgiu de um amontoado de restos das peças serradas e lavradas a machado, conhecidos como cavacos. Daí em diante os moradores da região passaram a identificar o local como ‘CAVACOS', que servia como ponto de referência e hospedaria aos tropeiros que por ali passavam".

ASPECTOS NATURAIS de Cavacos.
Cavaco se estende por uma área de aproximadamente 90 quilômetros quadrados, situado a 12 km da sua sede Alterosa. A população atual atinge um número aproximado de 3.800 habitantes. Outros centros próximos são Conceição da Aparecida (18km), Carmo do Rio Claro (27km), Areado (24km) e Alfenas (56km).
A paisagem apresenta um aspecto pouco urbano, predominando os elementos naturais. A altitude média alcança aproximados 840m, sendo a topografia distribuída em 20% de área plana, 60% ondulada e 20% montanhosa; os principais acidentes geográficos são a Serra dos Araújo e a Serra da Boa Vista.

Segundo relatório da FUNDEC, " predomina na região o latossolo vermelho claro, fase cerrado, solo ácido com boa estrutura física, . Tais condições acabam por viabilizar as atividades agrícolas,

 

 


Busca no Portal

Realize sua busca no Portal de Alterosa



Agenda de eventos



Galeria de fotos


Escola de Futebol

11 de julho de 2017

Mais Galerias

Fique ligado -

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTEROSA - MG

Praça Getúlio Vargas, 310 - Centro - CEP 37145-000 - Alterosa - Minas Gerais - Brasil


PABX: 35 3294-1010

 

Quer tirar dúvidas com a Prefeitura de Alterosa? Entre em contato conosco e nos envie suas dúvidas, críticas e sugestões


comunicacao@alterosa.mg.gov.br